Email: jfspedro.funchal@gmail.com  Tel: 291 222 291 / 291 241 376 / 291 105 969

Personalidades da Freguesia


Maria Eugénia da Câmara Leme Homem de Vasconcelos

Maria Eugénia da Câmara Leme Homem de Vasconcelos ou Valentina Maria Eugénia da Câmara Leme de Canavial nasceu no Funchal, na freguesia de São Pedro a 17 de setembro de 1863 e faleceu na mesma Cidade a 21 de janeiro de 1945, também conhecida por Maria Eugénia Canavial foi uma filantropa portuguesa. Recebeu a comenda do Grande Oficialato da Ordem de Benemerência devido aos seus atos de caridade.

Foi fundadora e presidente da instituição de Assistência a Crianças Fracas e Pobres, da Assembleia Geral da Associação Católica da Obra Internacional de Proteção às Raparigas na Madeira, do pavilhão-jardim Sol e do Lactário. Presidiu, ainda, às Zeladoras do Apostolado da Oração do Centro Paroquial de S. Pedro, ao Secretariado Feminino da Adoração do Coração de Jesus e da Liga dos Adoradores. Foi membro da Associação das Damas de Caridade, da Associação das Três Rosas do Escolhido, da Congregação das Filhas de Maria Imaculada e da Liga das Senhoras da Ação Católica.

Após o seu falecimento, o lactário que havia fundado passou a designar-se por Centro Infantil e Escola do 1.º Ciclo Maria Eugénia Canavial.

Em novembro de 2013, foi lançado no Centro Infantil Maria Eugénia Canavial, o livro "Da Fé brotam as Obras - Vida e Obra de Maria Eugénia de Canavial", sobre a vida e obra de Maria Eugénia Canavial, da autoria de Fátima Teixeira Gomes, prefaciado por D. Maurílio de Gouveia, Arcebispo emérito de Évora, e apresentado pelo advogado Ricardo Vieira.

Na obra Cristãos Exemplares na Diocese do Funchal durante os séculos XIX e XX, de D. Maurílio Gouveia, Maria Eugénia Canavial surge como uma das dez figuras que marcaram a vida da Diocese do Funchal.

Maria Eugénia de Canavial

Herberto Helder

Nasceu no Funchal, na freguesia São Pedro no dia 23 de novembro de 1930 e faleceu em Cascais, a 23 de março de 2015. Considerado por alguns como o "maior poeta português da segunda metade do século XX" é igualmente um dos mentores da Poesia Experimental Portuguesa. Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Foi jornalista, bibliotecário, tradutor e apresentador de programas de rádio.

Viajou por diversos países da Europa realizando trabalhos diversos, sem nenhuma relação com a literatura e foi redator da revista Notícia em Luanda, Angola, em 1971. Foi também um dos colaboradores da efémera revista Pirâmide entre 1959 e 1960. Tem publicada uma extensa obra literária publicada, entre poesia, ficção, crónicas e reportagens.

Herberto Helder

João Carlos Abreu

Nasceu no dia 5 de dezembro de 1935 na freguesia de São Pedro.

É poeta, escritor, dramaturgo, jornalista e político. Exerceu as funções de Secretário Regional do Turismo e Cultura no Governo Regional da Madeira entre 1984 e 2007, sob a presidência de Alberto João Jardim. Atualmente dirige a CRIAMAR, uma Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens.

Podemos usufruir e partilhar das suas experiências de viagens e do seu espírito altruísta na unidade museológica Universo de Memórias João Carlos Abreu, localizada na Calçada do Pico que acolhe mais de 14 mil peças doadas por João Carlos Abreu, agrupadas por coleções. Aqui, neste espaço, podemos também conhecer o seu percurso de vida.

João Carlos Abreu

Maria Margarida Macedo Silva

Pseudónimo de Magda Flor.

Natural do Funchal, residente em São Pedro, licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade de Coimbra. Grande pedagoga, fundou, em 1979, uma rede de bibliotecas infanto-juvenis a que deu o nome de” O Jardim" e mais tarde, em 1982, o Centro de Educação Permanente para adultos, denominado” A Árvore".

Professora efetiva da Escola Industrial e Comercial do Funchal (1973), atual Escola Secundária Francisco Franco, e da Escola do Magistério Primário do Funchal (1977-1981)

Margarida Macedo Silva impôs-se ainda como poetisa, sob o nome de Magda Flor; foi oradora em diversas iniciativas culturais e cerimónias de homenagem por si promovidas, como a realizada na biblioteca "A Árvore", no Funchal, para lembrar o seu amigo dr. José Luís de Cannavial (1911-1991).

Margarida Macedo Silva impôs-se ainda como poetisa, sob o nome de Magda Flor; foi oradora em diversas iniciativas culturais e cerimónias de homenagem por si promovidas, como a realizada na biblioteca "A Árvore", no Funchal, para lembrar o seu amigo dr. José Luís de Cannavial (1911-1991).

Maria Margarida Macedo Silva
Junta De Freguesia
Contactos
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • 291 222 291 / 291 241 376 / 291 105 969

CMFONLINE

Junta de Freguesia de São Pedro ©